Pular para o conteúdo principal

Paixão Eterna

Aos 14 anos me apaixonei. Não foi uma paixão que veio rápida e avassaladora. Foi um sentimento que foi crescendo aos pouquinhos. Não, não estou me referindo a uma relação amorosa. Estou tentando explicar a minha relação com os livros. Já tinha lido livros antes, a pedido da professora de Português ou Literatura. Mas, quando li o primeiro livro por vontade própria, foi diferente.

Foi por influência do namorado, que sempre gostou de ler. Foi ele que despertou a minha paixão pelos livros. De lá para cá, não parei mais de ler. Li vários, mas não li todos que gostaria, porque são muitos e às vezes o tempo não é suficiente. E a cada dia, descubro mais títulos interessantes.

Tantas vezes ouvi dizer que a internet tomaria o espaço dos livros. É claro que há praticidade, afinal muitos podem ser encontrados na web. Mas, eu creio que isso não se tornará realidade, pois nada se compara a entrar em uma livraria, olhar as diversas obras, títulos e capas. Nada se compara a deitar numa rede para ler um bom livro.

A minha relação com os livros chega a ser estranha. Gosto do cheiro de livro novo. Detesto orelhas e páginas dobradas. Gosto de conservá-los com cara de novos sempre. Gosto de reler alguns. E por isso tenho ciúmes dos meus livros. Alguém já disse que os livros devem ser lidos e passados adiante. Mas não os meus. Não se pode dormir com os livros da web no colo.

Não se pode pegar um livro da web e levar para a cama quando se perde o sono. Alguns até podem, dependendo do computador, mas garanto que não é a mesma coisa. Eu, particularmente, detesto ler livros no computador. Me dá sono e logo já não sei nem mais o que estou lendo. Gosto de sentir o toque dos dedos nas páginas. Rabiscar, se for preciso. Usar o marca-página.

Não posso entrar em livrarias, que sinto vontade de levar todos os títulos para casa. Feiras do livro, então, nem se fala. Descobri que gosto de vários gêneros e quais os autores que mais me identifico. E quanto mais eu leio, mais fascinada fico, e mais eu quero ler. Às vezes tenho que me abster da leitura, e quando isso acontece, sinto uma imensa falta dos livros.

E quando leio fico totalmente absorta nas letras que passam diante dos meus olhos. Nem mesmo sei se o meu sentimento pelos livros ainda é paixão. Alguns entendidos no assunto dizem que a paixão é algo passageiro e fugaz. O fato é que continuo cada vez mais encantada pelos livros e não sei viver sem eles por perto.

Comentários