Pular para o conteúdo principal

Retrato 3x4, por quê?

Certamente eu não serei a primeira nem a última pessoa a questionar o porquê das fotos 3x4. Não sei porque nos fazem tirar essas fotografias horríveis. Nesta semana tive o desprazer de passar pela situação do retrato 3x4 para atualização de um documento. Por mais que você esteja relaxado, tranqüilo, isso nunca é visto na foto. Você nunca se vê na foto 3x4 do jeito que você acha que está. Pode ser o mais moderno equipamento, com a mais alta tecnologia, não adianta, fotos assim são um desastre total.

Não falo só por mim, pois não conheço ninguém que fique bem em uma foto para documento. Sempre saímos com cara de assustados, parecendo zumbis. Salvo algumas exceções como Angelina Jolie, Brad Pitt, Gisele Bundchen e George Clooney, o restante da população sofre ao ter que tirar um retrato deste tipo. No caso das mulheres, nos mandam retirar brincos, colares, não podemos usar nem mesmo um batonzinho. Por quê? Reconheço que uma fotografia para um documento realmente não pode conter muitos adicionais além do próprio rosto da pessoa. Mas, que, um sorrisinho poderia deixar a foto com mais vivacidade, disto não tenho dúvida.

Que mal faria em sairmos na foto com uma expressão de alegria? Não bastasse a situação de tirar uma foto somente do rosto, ainda nos colocam, normalmente, em um fundo branco, para nos deixar ainda mais pálidos. Ao nos ver em uma foto 3x4 a decepção é constante. Embora eu concorde que uma fotografia para documento deve mostrar o rosto da pessoa, pois isto é o mais importante, me pergunto porque a foto deve ser exclusivamente do rosto?

Porque não podemos colocar uma foto em que achamos que estamos bem. Claro que algumas coisas realmente não cabem bem. Aquela foto de você todo sorridente, com uma latinha de cerveja na mão não ficaria bem no RG ou Carteira de Habilitação. Mas poderiam diminuir as restrições na hora da temível fotografia 3x4.

Comentários