Pular para o conteúdo principal

Sim ao diploma!

Acredito que tudo o que deveria ser falado a respeito do tema “desregulamentação da profissão de Jornalismo”, já foi falado. Manifestações, abaixo-assinados, palestras foram e são realizadas em vários lugares. Mas eu, como estudante de Jornalismo, não posso deixar de me manifestar ou mostrar a minha indignação. Ainda não acredito que é preciso discutir o tema.

Advogados, médicos, engenheiros, arquitetos e tantas outras profissões precisam do diploma para serem exercidas, porque com o Jornalismo tem que ser diferente? Uma pessoa que não é da área de comunicação não pode compreender a diferença que um diploma faz e seus devidos conhecimentos teóricos. Sou totalmente a favor do diploma!

Somente uma pessoa diplomada pode ter a base para se fazer um bom Jornalismo. Somente quem estudou o conteúdo sabe como apurar devidamente os fatos. Algumas pessoas acham que é simples ser jornalista, que se faz um monte de coisas interessantes, que se tem uma vida profissional praticamente sem rotinas, mas o fazer jornalístico é muito mais do que estar e conhecer lugares legais e pessoas importantes.

O Jornalismo é muito maior do que tudo isso. Sempre ouvi dizer que o jornalista é um contador de histórias, e até concordo com a afirmação. Porém, é preciso conhecer as ferramentas necessárias para se contar tal história.
Indigno-me ao ver que tantas pessoas que não possuem a formação jornalística e se aventuram pelos caminhos da Comunicação, como foi o caso do ex-BBB Diego Gasques (Alemão) que após sair da casa, teve por um certo período, um quadro no Fantástico, onde “entrevistava” pessoas.

É claro que tudo foi feito com o aval da emissora. Mas, eu não quero ter que mais tarde disputar um espaço com alguém não formado. Quero ter o meu direito de buscar um espaço no mercado de trabalho, e disputar com alguém que tenha a devida competência para a realização do trabalho. Não é um diploma que faz de alguém mais ético. Realmente, não é um diploma que faz uma pessoa ter ética ou não.

A ética se constrói ao longo do tempo, mas somente um jornalista por formação sabe fazer uso dos conhecimentos adquiridos. Claro, que muito se faz com a prática, mas a teoria é fundamental e imprescindível para que se tenha um Jornalismo sério, verdadeiro e feito de maneira correta. Espero com muita esperança que essa votação não prejudique a nós, estudantes e profissionais da comunicação. Que a não obrigatoriedade do diploma fique apenas nos sonhos daqueles que se manifestam em benefícios próprios!

Comentários