Pular para o conteúdo principal

VIECOM 2008

Galera no aeroporto em Porto Alegre rumo à Sampa

Pouco mais de uma semana se passou desde que eu e mais 41 colegas voltamos da VIECOM (Viagem de Integração dos Estudantes de Comunicação) com destino a São Paulo, realizada entre os dias 3 e 8 de novembro. A princípio um grupo de desconhecidos, com raras exceções. Mas, no aeroporto mesmo, antes do embarque já começaram as integrações. Ao chegar no aeroporto em Guarulhos nos deparamos com aquele que seria nosso guia por toda a viagem, o Jackson. Foi com ele que aprendemos muitas coisas a respeito da capital paulista, de pontos turísticos, etc...

Tínhamos um roteiro devidamente programado, onde vivenciamos muitas coisas. A programação foi tão intensa, e quase tudo era novidade para quase todos. Rodrigo e Jaques idealizaram e organizaram uma viagem de estudos excelente, pensando no que, nós, estudantes de comunicação, gostaríamos de ver. Muitas novidades e ansiedade por conhecer tudo, que nem era tanto sacrifício acordar às 6h, 6h30min todos os dias para sairmos. No primeiro dia, almoçamos todos juntos em nosso local de hospedagem, o charmoso hotel Green Place Flat e à tarde, em um raro momento na programação, tivemos o tempo livre para fazer o que quiséssemos.

À noite fomos para o bairro Morumbi, com destino a Band para participar ao vivo do programa CQC. No segundo dia saímos em direção ao Complexo Anhanguera para uma visita ao SBT. Lá voltamos a ser criança na cidade cenográfica da próxima novela a ser exibida. Conhecemos a redação e alguns cenários de programas. À tarde fomos para a Bovespa conhecer a maluquice em que trabalham as pessoas de lá. No terceiro dia a visita pela manhã foi na agência de publicidade Lew’Lara. Eu não fui, mas quem foi disse que valeu muito a pena.

À tarde um dos roteiros mais esperados, a gravação do Programa do Jô. Chegamos às 13h30min no estúdio 3 da Globo no bairro Morumbi. Gravamos dois programas, com Chico César, Tom Zé, um jornalista político, Reinaldo Azevedo, uma entrevistada que falou sobre crossdresser (que não lembro o nome), e um stripper, Tony Prado. Também conhecemos o cabo-man seu Madruga, conhecido por todos por sua sensibilidade. No quarto dia na parte da manhã conhecemos o maior jornal do país, a Folha de São Paulo, onde conhecemos a redação (!), os arquivos e outras coisas. E à tarde, novamente com direção à Globo, fomos para aquele que acabou sendo um dos melhores programas que participamos, o Altas Horas. Nem mesmo as esperas na salinha tiraram a nossa empolgação. Conhecemos o simpático Serginho, o nadador César Cielo, a atriz Flávia Alessandra, a cantora Mallu Magalhães, o ator Wagner Moura e sua banda Sua Mãe e até mesmo o Clóvis. No quinto dia rumamos para o Grupo Abril onde tivemos uma espécie de coletiva com uma jornalista, Patrícia e com o Relações Públicas Douglas.

À tarde conhecemos o Mercado Municipal e fizemos nosso city tour pelas ruas e lugares paulistanos. No sexto dia, já de manhãzinha saímos do hotel com as bagagens com destino ao parque de diversões Hopi Hari, onde também esquecemos os adultos e estudantes que habitam em nós, e tivemos novamente a oportunidade de voltar a ser criança. Tudo foi legal, até mesmo quando queríamos dormir no ônibus, e nosso guia Jackson começava a falar e contar as histórias dos lugares. Valeu a pena dormir tarde, acordar cedo, enfrentar um trânsito caótico, passar horas dentro do bus para se deslocar de um lugar ao outro, as infindáveis esperas na Band e na Globo.

Voltamos com novos conhecimentos, novos amigos, novas experiências e muitas histórias para contar. Foram momentos marcantes que guardaremos com carinho e saudades. Abaixo, alguns dos momentos que ficarão guardados, seja porque foram engraçados ou porque realmente foram marcantes, (falo daqueles que presenciei), tenho certeza que há muitos outros:
* Os parabéns gaúcho para a Alessandra dentro do avião, na ida.
* As tantas vezes que o Jackson parava de falar no microfone as histórias por não segurar o riso.
* Eu e as meninas sendo motivo de deboche na 25 de março por causa do nosso "gurias".
* A tietagem diante dos rapazes do
CQC.
* O Vinícius fazendo discurso na sacada da Prefeitura de Tirânia.
* As fotos no cenário da
A Praça é Nossa.
* A Tamires tentando tirar uma foto de uma tartaruga, onde a dita cuja conseguiu ser mais rápida do que ela (!). * Os momentos de integração na pizzaria.
* As esperas para adentrar os estúdios de gravação.
* “O abadá está tão caro, custa mais caro que a máscara de carnaval...”, “Mamma África...”, “Pega ladrão, pega ladrão...”. * O seu Madruga e sua sensibilidade.
* Cássio, André e Andrei sendo motivo de chacota no
Programa do Jô.
* A nossa perplexidade e indignação diante da afirmação de que na Folha de São Paulo não é preciso ser graduado para exercer a profissão de jornalista (!!!).
* A Raquel tentando traduzir em libras o que o Jackson dizia.
* A galera cantando Amigo Punk, Castelhana, Querência Amada na sala de espera da Globo.
* O Toninho, produtor da Globo e suas implicâncias.
* Quando a Roberta fez uma pergunta toda elaborada para a Mallu, e ela simplesmente respondeu em duas palavras.
* Quando o Rafael fez uma pergunta à Mallu, e como disse o Jackson: Finalmente, alguém conseguiu arrancar mais de três palavras daquela menina.
* A Roberta imitando a Mallu no shopping e Grazy entrevistando-a.
* O pessoal cantando o Canto Alegretense para o Serginho.
* Gisi, Patrícia, Nina e Juliana no púlpito.
* O encantamento e empolgação de muitos no Grupo Abril.
* O pessoal brincando de juntar as palavras no Museu da Língua Portuguesa.
* As canções que viraram nossos hinos durante a viagem. O Clóvis.
* Na stand-up, Téo e sua Tek Pix.
* Os rápidos momentos da La Tour Eiffel, no Hopi Hari, que mais pareceram horas.
* O “bronze” que pegamos devido ao sol do parque.
* As palavras de agradecimentos de Rodrigo, Jaques e Jackson dentro do bus quando nos dirigíamos para o aeroporto para voltarmos.
* Os abraços e o carinho que deixamos com o Jackson.
* O Luciano presenteando o Jackson antes de passarmos para a sala de espera.
* As últimas fotos em Guarulhos.
* A rápida e pequena turbulência no avião. Foi quase que uma extensão dos momentos passados no Hopi-Hari. * E finalmente, já em solo gaúcho, as despedidas dos colegas que agora viraram amigos. Essa foi a primeira VIECOM, mas tenho certeza que não será a última. Que o Rodrigo e o Jaques continuem à frente da organização de futuras viagens e que seja pré-requisito que o Jackson seja o nosso guia. Por mim, posso dizer que ficarei aguardando ansiosamente por mais uma VIECOM. Nos encontramos nos corredores da Uni.

Comentários

Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Tamires Gomes disse…
Demorei pra ler o texto... mas a citação da maldita tartaruga com genes quenianos, fugindo velozmente pelo Ibirapuera, foi a melhor!!