Pular para o conteúdo principal

Viver...

Viver não é esperar que as coisas aconteçam. É fazer acontecer.
Viver não é deixar nada para depois. É fazer agora, não perder a chance.
Viver não é desperdiçar oportunidades. É agarrá-las com “unhas e dentes”.
Viver não é deixar de fazer as coisas que se gosta, por medo do que as outras pessoas irão achar e pensar. De qualquer jeito, sempre alguém irá falar. Faça assim mesmo.
Viver é às vezes agir como criança. A criança não tem maldade, só tem pureza no coração. Não se pode deixar morrer a criança que existe dentro de cada um de nós, mesmo que esta esteja adormecida.
Viver não é ter medo de falar as palavras que se quer, que se tem vontade. É ter coragem para abrir o coração.
Viver não é esconder sua opinião. É mostrar suas idéias, seu modo de pensar, sem ter receio de ser repreendido ou não compreendido.
Viver não é deixar de sonhar ou deixar para trás desejos, sonhos, ideais. É correr atrás, lutar para realizar, se empenhar para concretizar.
Viver não é se iludir que a nossa vida já está pronta, que a nossa história já está feita. É nós vivermos cada dia, criarmos nossa própria história, fazermos o nosso “destino”.
Viver não é renunciar a um amor por medo, insegurança de sofrer. É ter coragem para se entregar, mesmo que sem garantias, mesmo que por curto período de tempo. Viver não é se esconder atrás de uma máscara de força e insensibilidade. É ser sincero consigo mesmo, chorar, demonstrar as emoções.
Viver não é ser conivente com a injustiça. É combater, se esforçar para que elas sejam cumpridas.
Viver não é aguardar que as coisas, os sonhos, os amores, caiam do céu prontas, como dádivas de Deus. É fazer por merecer.
Viver não é achar que você já fez tudo, que não tem mais nada por fazer. É buscar sempre o novo, aprender mais, produzir mais, estar sempre em busca de novidades.
Viver não é recusar algo por insegurança ou receio de incapacidade. É crer e provar para você mesmo que és capaz.
Viver é correr na chuva.
Viver é se alegrar com suas conquistas, por menores que sejam.
Viver é ter os olhos brilhantes de emoção cada vez que se consegue, que se aprende algo novo. Viver é percorrer caminhos, mesmo que por estradas sinuosas.
Viver é amar, sorrir, correr, lutar, sonhar, realizar, chorar, cantar, pular, beijar...
Até mesmo sofrer, porque isto faz parte das nossas experiências de vida e nos ajuda a crescer. Há tanta vida para ser vivida, tantas coisas para serem descobertas, tanta coisa para ser aproveitada. Portanto viva, não seja um mero telespectador do filme da sua vida. Viva e não apenas sobreviva!

* Texto originalmente escrito em 22/11/2002.

Comentários