
Na história apresentada na década de 50, um alienígena de nome Klaatu vinha a Terra com o propósito de alertar aos humanos que a violência entre eles ameaçava a sobrevivência de outras civilizações no universo. O filme atual passou por mudanças em relação ao roteiro original. Mais atualizado, O dia em que a Terra parou assim como no filme Fim dos Tempos (2008) possui um objetivo de cunho ecológico.
Agora quem encarna o personagem Klaatu é o ator Keanu Reeves. Tomado por uma forma humana, Klaatu chega a Terra em uma espaçonave, juntamente com o gigante robô Gort e aterrissa em Nova York. O objetivo de sua viagem a Terra é prevenir as autoridades sobre os perigos pelos quais passa o planeta. Logo ao chegar, os humanos não são muito receptivos e Klaatu é atingido por um tiro. Ele é levado para um hospital onde são realizados diversos tipos de exames.
É constatado que em seu corpo há três tipos de DNA. Diante das ameaças dos humanos a ele, Klaatu se vê obrigado a fugir do hospital. Somente a cientista Helen Benson (Jennifer Connelly) se solidariza com o ET e ao descobrir seu objetivo na Terra, diz que pode ajudá-lo a lhe pôr em contato com os líderes globais. O restante da população age com desconfiança e hostilidade em relação a Klaatu.
Enquanto isso o gigante Gort fica sob os poderes dos militares, que tentam de todas as maneiras perfurá-lo e destruí-lo e no mundo inteiro aparecem outras espaçonaves, o que faz com que a população se sinta ameaçada. É assim que age Jacob, filho de Helen ao descobrir o que é Klaatu. Klaatu diz a Helen que o planeta está morrendo devido às ações da humanidade e que veio para impedir que essa destruição tenha continuidade. “Se a Terra morre, você morre. Se você morrer, a Terra está a salvo”.
Com medo do que possa acontecer Helen faz promessas em nome dela e da população. Como em todos os filmes desse gênero, o final é previsível, mas vou deixar isso para interpretação de cada um. Um dos destaques do filme são os efeitos especiais e o robô Gort, totalmente digital. A temática do filme é extremamente importante, nos faz avaliar o que estamos fazendo de errado para a contribuição da destruição do planeta. Pena que isso fique somente nos pensamentos, pois grande parte dos seres humanos não faz nada para amenizar um pouco a situação. Dirigido por Scott Derrickson, O dia em que a Terra parou tem duração de 103 minutos. Mais informações no site oficial http://www.odiaemqueaterraparou.com.br/.
Comentários