Pular para o conteúdo principal

Relaxamento para o corpo e a mente

Yoga ajuda no combate de algumas doenças, além de relaxar o corpo físico e o mental
Uma música suave está tocando. O aroma de incenso impregna o ar. Ao fundo pode-se ouvir o barulhinho dos sinos dos ventos (ou sinos da felicidade). Uma sala ampla com tapetes, almofadas e colchonetes pelo chão. O ambiente é aconchegante e acolhedor. É assim o local onde a professora de Yoga, Silvana Carniel, 49, ministra suas aulas. Há muito praticado pelos indianos e outros povos, o Yoga é uma filosofia de vida que tem como objetivo relaxar o corpo e a mente, melhorando assim o condicionamento físico, mental e espiritual.

Por muito tempo o Yoga foi confundido com religião, porém, não existe qualquer tipo de ligação entre os dois. Pessoas de qualquer credo podem aderir à prática e as técnicas do Yoga. Bem-estar, equilíbrio mental, espiritual e físico. Esses são os ingredientes que muitas pessoas hoje buscam para se ter uma vida mais harmoniosa e feliz. E muitos são os que encontram no Yoga. Há 15 anos Silvana compartilha com seus alunos os exercícios e a técnica do Yoga. Para quem pensa que a prática do Yoga é simplesmente ficar sentado, com as costas eretas, as pernas cruzadas, entoando mantras, engana-se.

O Yoga é muito mais do que isso. “Ao mesmo tempo em que as técnicas conservam o equilíbrio, proporcionam concentração e uma respiração de forma correta e profunda, estimulando a circulação e enviando oxigênio para o cérebro, restaurando as energias e possibilitando o domínio do sistema nervoso”, explica Silvana.

Há pouco tempo atrás, o Yoga era praticado no Ocidente apenas com o objetivo de conseguir relaxamento, controle da respiração e meditação. Atualmente, tem sido usado como tratamento auxiliar de doenças, com resultados positivos comprovados em estudos acadêmicos. Alguns pesquisadores acreditam que aliado à medicina convencional, o Yoga pode desempenhar um papel importante no tratamento de hipertensão, diabetes, depressão, asma, artrite e até mesmo alcoolismo.

Vários outros são os benefícios oriundos do Yoga: desenvolvimento da auto-confiança, autoestima, auto-conhecimento, eliminação de impurezas através das células, músculos, órgãos, melhora o sistema nervoso, percepção interior, concentração e clareza de pensamento, previne doenças psicossomáticas. Na sala onde Silvana e seus alunos praticam o Yoga, encontram-se pessoas concentradas e relaxadas em alguma posição.

Entre tantas modalidades de Yoga, Silvana ensina as técnicas e os exercícios do Yoga Integral, que talvez seja uma das mais completas variações, contemplando seis áreas de estudo: respiração, flexibilidade, força, equilíbrio, relaxamento e alongamento. O militar e instrutor de Educação Física, Renato Alves, 44, pratica o Yoga há nove anos. Começou por acaso, em uma aula experimental, e desde então, não parou mais.

“Sempre gostei do transcendental, do zen”, diz ele ao se referir às técnicas de relaxamento do Yoga. “Gosto do momento de ligar o mental e o físico. É um momento de se voltar para dentro de si, e adquirir auto-conhecimento”, esclarece. Como instrutor de Educação Física, Alves reconhece os benefícios da técnica. Ele diz que os exercícios aumentam a flexibilidade e o alongamento, e ajuda as pessoas a respirar de forma adequada. “O Yoga também estimula o bem-estar, acalma e combate à ansiedade”, explica.

As pessoas procuram o Yoga pelos mais diversos motivos. Buscam tranquilidade, paz interior, por causa do estresse do dia-dia, para relaxar os ânimos, ou até mesmo por já estarem com problemas. Segundo a professora Silvana, o conceito de Yoga é o de uma terapia preventiva. “Não tem contra-indicação a idades e nenhuma doença física porque as posturas são realizadas dentro do limite de cada um. É importante não ultrapassar os limites do corpo. Mas, a maioria já vem com os problemas de depressão, insônia, estresse, dores musculares, coluna”.

Por indicação de amigos, a aposentada Maria Bernadete Staldone, 51, resolveu experimentar o Yoga. Praticante há um ano e meio, ela sofre de artrose e seu médico também reconhece o bem que o Yoga pode causar, tanto que lhe recomendou que continuasse com a prática. Hoje, Bernadete diz que sente falta quando por algum motivo não pode realizar a aula. “Quando eu pratico sinto uma paz enorme, me sinto leve, como se não existisse o mundo”, declara.

Já a autônoma Liliane Orth, 23, praticante há apenas dois meses, diz que as mudanças já são significativas. Ela conta que procurou o Yoga como forma de tentar buscar um equilíbrio e harmonia para suas ansiedades. “Sempre tive vontade de praticar, e quando eu faço o Yoga me sinto extremamente relaxada, com mais confiança em mim”, confessa. A jovem, que também é adepta da técnica do Reiki, diz que diferentemente, no Yoga aprendeu a se manter em estado zen por mais tempo.

A professora Silvana diz que o Yoga pode ser praticado a partir dos cinco anos até a velhice, e salienta o quanto é importante para as crianças, pois o Yoga ajuda a desenvolver os músculos, força, flexibilidade, coordenação motora, boa postura, capacidade de concentração, além de desenvolver um tônus muscular adequado à sua estrutura óssea. Quanto às mudanças percebidas após o início da prática, as opiniões são unânimes em tecer elogios ao Yoga.“Comecei a exercitar mais a paciência”, declara Alves. Já Bernadete diz que melhorou muito a concentração e autoestima.

“Adquiri auto-confiança em mim”, afirma. Liliane enumera alguns dos benefícios adquiridos: “Meu corpo está mais firme, com muito mais elasticidade. Aprendi a respirar melhor e a relaxar mais. Passei a pensar mais em mim, no meu bem-estar”. A jovem se identificou tanto com a técnica que agora, além de praticar como aluna, faz um curso de Yoga para ser professora e passar o conhecimento às outras pessoas. Já a professora Silvana, se diz plenamente realizada após ter iniciado a prática do Yoga. “É tão amplo o que eu sinto. Eu sou outra pessoa. Me sinto realizada e feliz. Sou realmente gratificada por possuir essa capacidade de proporcionar o bem aos outros”, declara. Ao longo dos anos a técnica milenar do Yoga passou por uma série de aprimoramentos, acréscimos e alterações, originando vários tipos de práticas, até chegar às atuais, porém, sem desconsiderar o conhecimento ancestral.

A origem do Yoga e a popularização no Brasil

Documentos registram que o Yoga (palavra com origem sânscrita que significa: integridade, união) surgiu na Índia há mais de 5000 anos. Shiva está ligado à criação do Yoga e suas transformações física, mental e emocional no homem. O Yoga chegou ao Brasil em 1947, através do francês Leo Alvarez Masqueville, o criador do Yoga Integral, durante a apresentação de seus ensinamentos num Congresso no Rio de Janeiro.

Após muitas viagens, ele fundou em Lajes, Santa Catarina um grupo de discípulos. Entre as décadas de 1950 e 1960 o Yoga se desenvolveu através de centro de estudos e academias, com ensinamentos transmitidos oralmente. Muitos foram os que trabalharam pela divulgação da técnica. Em 1978 vários cursos foram criados com a finalidade de formar instrutores de Yoga. Em 1994 foi fundada a primeira Universidade de Yoga do Brasil. E desde então, o Yoga vem se dissipando pelo país e conquistando cada vez mais adeptos.

Algumas modalidades do Yoga Hatha Yoga –
Proporciona uma visão ampla do funcionamento do corpo sem tanto aprofundamento filosófico.

Power Yoga -
Técnica vigorosa, que combina movimentos fortes acoplados a uma respiração dinâmica.

Ashtanga Yoga –
Uma das práticas mais vigorosas atualmente. Os exercícios são aprendidos progressivamente, exigindo um grau cada vez maior de força, flexibilidade e consciência.

Iyengar Yoga - A principal característica é o conceito de que o alinhamento do corpo desperta experiências escondidas, tornando conscientes os condicionamentos que moldam as estruturas musculares.

Kundalini Yoga -
Tem por objetivo a subida da energia que fica adormecida na base da coluna, e que vai subindo junto com a expansão da consciência do indivíduo.

Raja Yoga –
Propõe o domínio do universo, agindo no desenvolvimento espiritual do indivíduo. Não tem foco no esforço físico.

************
Reportagem produzida para a disciplina Redação Jornalística II Fontes utilizadas: http://www.portaldeyoga.com.br/oqueyoga.php http://pt.wikipedia.org/wiki/Ioga Revista Tudo sobre Yoga, além de entrevistas realizadas.

Comentários