Pular para o conteúdo principal

Persistir é o segredo

Esses dias em uma conversa alguém me disse que não é preciso gostar do que se faz, e sim ganhar dinheiro. Fiquei muito triste e surpresa, pois eu não penso assim. Hoje entendo porque muitas pessoas tornam-se depressivas, ouvir coisas desse tipo desilude até o mais convicto dos otimistas. Talvez eu seja uma pessoa com muitos ideais ou romântica demais, mas não consigo me ver trabalhando, ou fazendo qualquer outra coisa que não gosto, visando apenas dinheiro. Não posso com isso.

Prefiro ganhar menos e fazer algo que eu goste, que me deixe alegre, que me divirta. Acho que realmente não compensa ganhar super bem e não ter prazer no que se faz. Hoje as pessoas não se preocupam mais tanto em buscar e realizar seus sonhos. Não posso generalizar, mas a maioria das pessoas desiste dos seus desejos e objetivos por um montante maior de dinheiro, tornando-se assim materialistas ao extremo.

Às vezes penso: Será que estou errada ao pensar dessa forma, ao tentar realizar somente o que me dá motivação e prazer? Ou será que as pessoas estão com os valores distorcidos? Ainda prefiro acreditar que vale mais a pena seguir o coração e não desistir das minhas aspirações, mesmo que para isso eu tenha que estudar mais, trabalhar mais e receber menos (que meu chefe não leia isso).

Fazer o que não se gosta faz mal para a mente, para o corpo, para a saúde. Pode não causar nenhum efeito imediato, mas, mais cedo ou mais tarde os sentimentos de prostração, de impotência, o arrependimento por não ter agido de maneira diferente vão eclodir e vir à tona. Não posso me intrometer nas vidas alheias, devo cuidar da minha, que já é o bastante, mas tenho convicção que deixar os sonhos de lado, mesmo que seja temporariamente, é desperdício e perda de tempo. É preciso viver o presente. Claro que devemos pensar no futuro também, mas não viver somente em função dele. Afinal não temos bola de cristal para saber com antecedência o que ocorrerá amanhã. Acredito que isso seja o segredo para uma vida mais feliz!

Comentários

Nathy disse…
Exatamente! Também não penso dessa forma: de que o importante é ganhar dinheiro. Eu acho que o importante mesmo é gostar do que se faz, até pq tudo na vida cansa, e mesmo aquilo que a gente gosta, uma hora deixa a gente exausto. Acho que se a gente não fizer o que gosta, a gente pira! Muito bom o blog. Belos textos! Parabéns!
Ana Paula disse…
Oi Nathy!
Obrigada pelas palavras!
Realmente, acho que é muito melhor fazer algo que se gosta, mesmo que para isso precise trabalhar mais e obter menos lucro, do que fazer algo visando somente o dinheiro e depois me sentir frustrada por não ter feito o que desejava. Talvez seja um pouco de idealismo, mas prefiro acreditar que isso pode me proporcionar mais alegrias. Abraço!