Pular para o conteúdo principal

A repressão na era da modernidade

Numa época de modernidade, em que as pessoas teoricamente têm o direito de ir e vir, o caso da estudante Geisy Arruda, da Uniban de São Bernardo, São Paulo, que foi expulsa pela universidade (decisão já revogada) por usar uma roupa curta, ainda diverge opiniões. Após ser hostilizada pelos estudantes da Uniban, Geisy só conseguiu sair do local com o auxílio de seguranças. Tudo por causa do tamanho de sua minissaia.

É sabido que o local é um espaço institucional, onde regras devem ser cumpridas, porém, chegar ao ponto de expulsar uma estudante pela maneira como se veste é um tanto absurdo. As mulheres, após muitas lutas conseguiram conquistar tantas coisas, direito ao voto, a empregos que antes eram tidos como somente masculinos, liberdade sexual, e agora, em pleno século XXI, o pensamento de alguns é como de outrora, retrógrado, realçando uma expressão que anteriormente fora chamada de “machismo”.

 Os estudantes agiram como puritanos, exercendo falsos moralismos. Talvez pela proporção e repercussão que teve o fato, a instituição de ensino achou que seria uma obrigação tomar uma atitude mais drástica, mas o problema poderia ter sido resolvido de outra maneira, sem tanto alarde e sem expor ainda mais a estudante. Em vez de se preocupar com coisas mais importantes como a qualidade e o método de ensino, a universidade aderiu ao pensamento antiquado dos estudantes que não tinham o que fazer. A roupa que uma pessoa veste, a sua orientação sexual, não pode servir como desculpa para “ataques” em prol de uma dignidade moralista e repressora.

****** Texto escrito para a disciplina de Redação Jornalística III.

Comentários