Pular para o conteúdo principal

Marcas do Amor

Sempre quis escrever sobre pessoas que marcam seus corpos em homenagem a um amor, mas, o texto ficava somente na minha mente, à espera de uma oportunidade. Até que dias atrás vi um casal no trem. Ele tinha uma tatuagem no braço com o nome dela. Era visível que fora feita há pouco tempo. Percebia-se claramente a pele besuntada de pomada.

Esse ato de marcar o corpo com o nome do (a) namorado (a) sempre me inspirou questionamentos. O que leva uma pessoa a fazer uma tatuagem com o nome, e às vezes até o rosto do amado (a)? Por que as pessoas fazem isso? Sinceramente, não entendo.

Bom, se compararmos com as pessoas que fazem tatuagens em homenagem à celebridades, isso até que não é tão grave. Mas, voltemos ao assunto proposto.
Compreendo que muitos fazem com o objetivo de prestar uma homenagem à pessoa, para mostrar o quanto ela é especial. Mas, convenhamos, há maneiras mais simples para demonstrar afeto, carinho, amor. Um cartão, uma flor, coisas do cotidiano.

Eu jamais marcaria meu corpo com o nome do ser amado. Por mais que haja amor, acho que não justifica. Nem gostaria que a outra pessoa fizesse algo do tipo por mim. Quem garante que o amor irá perdurar? É sabido que não é fácil remover uma tatuagem, então imagine terminar um relacionamento e ter de continuar a carregar o nome ou rosto do ex no corpo. Uma tatuagem não traz garantias para uma relação. Que o diga Kelly Key e Déborah Secco. E o pior é que no caso das duas continuaram a fazer tatuagens em novos relacionamentos para homenagear o novo amor.

Até compreendo mães, pais que tatuam o nome dos filhos, filhos que tatuam o nome dos pais, pois apesar de tudo, pais e filhos são para sempre. Compreendo, mas não faria também. Não preciso ter o nome de alguém em meu corpo para provar o meu amor. Muitos também fazem como uma forma de lembrança. Mas, eu não gostaria de ficar com uma recordação desse tipo caso o amor chegasse ao fim.

Uma fotografia, um bilhete, é o suficiente, mas, não ter o nome da pessoa gravado em mim. Não tenho nada contra tatuagens, até mesmo porque eu pretendo fazer, mas sou contra a fazer para provar alguma coisa para alguém. Palavras e gestos são mais eficazes e valem mais do que uma marca no corpo.

Comentários

Marcos Romais disse…
Li seu texto..achei por acaso no google... e acho que você reproduz um senso comum que ao meu ver é um equivoco, mas que infelizmente é normal hoje em dia... tudo que é relacionado ao amor nós nos acostumamos a ter medo e ser até covardes pois é muito fácil assumir um compromisso e por uma aliança quando terminar bastar tirar do dedo e fingir que nada aconteceu...e na reconstrução das memórias negamos tudo que a pessoa e o sentimento nos fizeram de bem... não marco a minha pele como homenagem e sim como compromisso...compromisso de nunca negar o que ela representou na minha vida e o que significa todos os dias da minha vida...tenho orgulho de pertencer a ela, dela fazer parte da minha história...muito mais que um objeto no meu dedo eu a tenho na minha pele e um compromisso...o amor não precisa ser igual pra sempre...relacionamentos não precisam acabar...não preciso ficar com medo do " e se..." ...