Pular para o conteúdo principal

Um dia uma história me encantou


Uma linda e encantadora história de amor entre dois grandes amigos. Esse é o tema do livro Um dia, de David Nicholls, que deu origem ao filme de mesmo nome estrelado pelos lindos atores Anne Hathaway e Jim Sturgess. E eu preciso externar tudo o que senti ao ler o livro e ver o filme.

Começando pelo livro. Algum tempo atrás tinha ouvido falar na obra, achei interessante e anotei o nome, e ficou por aí. Até que comecei a ler vários comentários positivos sobre o livro, que a essa altura, já era best-seller nos Estados Unidos. Quando soube que a história tinha se transformado em filme, houve um interesse maior de minha parte, e decidi comprar o livro. Comprei pensando apenas “é mais um livro para a minha estante”.

Iniciei a leitura e logo a história de Emma Morley e Dexter Mayhew me fascinou. O autor David Nicholls criou uma narrativa extremamente interessante e, no meu ponto de vista, diferente.

A história de Emma e Dexter começa na noite de formatura da universidade, em 1988. Eles já se conheciam de vista, mas não formalmente. Então, na noite de formatura os dois passam a madrugada juntos, conversando, rindo, pensando no futuro e em todos os dilemas pelos quais passam os jovens depois de se formarem: “E agora? O que faço?”.

Daí em diante, cada capítulo do livro conta o que está acontecendo com ambos naquele mesmo dia que se conheceram, 15 de julho. Nos próximos 20 anos o autor mostra em “flashes” o que ocorre com as vidas de Emma e Dexter.

Eles se tornam melhores amigos, com uma relação muito forte. Emma é o porto seguro de Dexter, muito mais do que a própria família. Em quase todas as situações ele recorre a ela, a seus conselhos, à sua amizade. Durante todos esses anos eles passam por muitas situações de alegrias, tristezas, frustrações, decepções e dúvidas.

Emma é apaixonada por Dexter, ele também é, mas não se dá conta de seu sentimento, o que faz com que ocorram diversos desencontros sentimentais. O livro é cheio de detalhes, diálogos inteligentes, situações inusitadas, engraçadas, e por vezes, também tristes. É inevitável que o leitor torça para que os dois fiquem juntos e vivam o grande amor que sentem um pelo outro.

Confesso que, fiquei perdidamente apaixonada pela história de Dexter e Emma. Fazia tempo que um livro não prendia tanto a minha atenção e eu não me envolvia tanto com os personagens e a história. À medida que lia, queria ler mais e mais para saber o que viria logo em seguida. Mas, ao mesmo tempo, um sentimento estranho se apoderou de mim: não queria que a história acabasse.

No início Dexter se mostra de maneira muitas vezes, irresponsável, imaturo, fazendo parecer que não merece a amizade e o amor de Emma. Com o passar dos anos, mesmo com os tantos encontros e desencontros dos dois, ele se transforma em uma pessoa melhor e passa a valorizar a amizade e o amor. A história é realmente apaixonante e surpreendente. Para quem ainda não leu, fica a dica de que é uma ótima leitura. Como diz na contracapa, o livro está “Destinado a tornar-se um clássico moderno” (Daily Mirror).

Vamos ao filme. Assisti ao filme tão logo acabei o livro, e posso afirmar que realmente gostei. Embora a adaptação da história para o cinema tenha sido feita pelo próprio autor do livro, há algumas discrepâncias de informações, o que não interfere muito na bela e comovente história de Emma e Dexter.

A atriz Anne Hathaway interpreta Emma Morley e Dexter é vivido pelo ator Jim Sturgess. Como eu já sabia quem seriam os atores do filme, já os imaginava quando lia o livro, e não tive decepção ao vê-los caracterizados como os personagens. Não consigo imaginar alguém melhor ou diferente para interpretá-los.

No filme os primeiros cinco anos se passam muito rápido, sem muito aprofundamento. Não há tantos detalhes e contextualização dos fatos. Até é compreensível, pois dificilmente a história do livro é transcrita integralmente para as telas do cinema. Mesmo assim o filme consegue prender a atenção pela história, pela vontade de ver se o que está no livro aparecerá na produção. Mais adiante alguns anos se passam com mais detalhamento, quando ocorrem os fatos mais significativos para os personagens.

Anne Hathaway encarnou perfeitamente a doce, apaixonada e inteligente Emma. Apesar de ter visto algumas críticas quando à atuação de Jim Sturgess, creio que, ele também ficou perfeito no papel de Dexter.

Como sou muito apegada aos detalhes, senti falta de algumas cenas que já as tinha imaginado como ficariam no filme. Também achei estranhas algumas alterações. Ainda assim, posso dizer que o livro está entre os meus preferidos, e o filme figura na minha lista como um dos melhores filmes de romance.

Confira o trailer do filme:

Comentários