Pular para o conteúdo principal

Chega de blá, blá, blá


Após 21 anos – do movimento Caras Pintadas, do impeachment de Collor –, o Brasil finalmente saiu do seu estado entorpecente de resignação e acordou para o que verdadeiramente importa. Chega de novelas, futebol, carnaval e BBB. O país vive realmente um momento histórico.

O que começou pelo protesto Movimento Passe Livre, contra as tarifas abusivas do transporte público, tornou-se algo muito maior. Hoje, as manifestações não são mais apenas pelos R$ 0,20.

Hoje, os brasileiros lutam contra a corrupção, por um sistema de saúde eficiente; por uma educação melhor; por uma justiça igualitária; contra a exclusão social; por poder sair às ruas tranquilamente, sem ter medo de ser assaltado; por melhores salários para os professores e operários; contra os altíssimos investimentos em Copa do Mundo e carnaval; contra a falta de estrutura física em favor dos deficientes físicos; contra os altos impostos que pagamos; contra a impunidade; contra a PEC 37; contra o ‘jeitinho brasileiro’.

Parece utópico dizer que queremos um país diferente, que sonhamos com o dia em que tudo será melhor, que todos terão seus direitos exercidos. Mas queremos, e acredito, que sim, podemos reverter essa situação. O povo já conseguiu destituir do poder um presidente da República, prova de que não podemos desistir.

Bonito de ver que jovens, adultos, idosos, todos estão engajados numa mesma causa, num protesto legítimo. Infelizmente, ainda há quem diga que as manifestações são atos de baderneiros, de quem não tem o que fazer. Não, o povo cansou de ficar parado, esperando que as soluções apareçam do nada. O ruim é que os baderneiros – que são minoria – se aproveitam da situação e os que estão verdadeiramente dedicados a tentar uma solução melhor para os problemas são vistos de forma deturpada.

Orgulho de ser brasileira quando vejo que milhares de pessoas no Brasil e em outros lugares estão aderindo à causa, senão participando pessoalmente das ações, pelo menos divulgando imagens e vídeos do que realmente está acontecendo.

Parece que agora o Brasil não será mais conhecido apenas por Pelé, futebol, carnaval, bundas e caipirinha.

Brasil mostra a tua cara!

Comentários